AUTOCAD VS SKETCHUP

Somos um Centro de Treinamento que atua há mais de 10 anos em Curitiba. Durante este tempo, fizemos inclusão digital de centenas de crianças, adolescentes, qualificação e formação profissional de milhares de jovens e pessoas que atingiram a 3ª idade por meio de mais de 40 cursos.
Postado por
Software

O software CAD revolucionou os setores de arquitetura, design e engenharia. No entanto, devido à ampla gama de produtos disponíveis, pode ser difícil escolher a ferramenta certa.

O SketchUp e o AutoCAD são comparadas na área de construção, pois as duas são as plataformas mais populares do CAD, especialmente entre arquitetos e designers.

SketchUp: foi originalmente criado como um software de modelagem 3D fácil de usar e acessível a todos. Ele foi projetado pela start-up @Last Software no ano 2000, mas foi posteriormente adquirido pelo Google e pela Trimble. Desde o seu início, a plataforma evoluiu muito, incorporando ferramentas novas e mais complexas, mantendo sua essência de fácil aprendizagem.

 

 

AutoCad: é a plataforma de desenho 2D e 3D da Autodesk, lançada originalmente em 1982. A empresa vem adicionando novos recursos a cada lançamento, tornando-o uma escolha forte para os projetistas. Seus grupos de usuários-alvo e preço mais alto o deixam um pouco mais perto da extremidade profissional do espectro.

Aspectos principais comparados

Ao considerar as diferenças entre SketchUp e AutoCAD, a primeira coisa que você provavelmente deseja saber é como o software se compara. Aqui estão as principais semelhanças e diferenças  que encontramos:

  • Compatibilidade de formato de arquivo

SketchUp: DWG, DXF, JPG, PNG, STL, OBJ, 3DS (3D Studio) e FBX (Maya)

AutoCAD: DWG, DXF, PDF, JPG, PNG, STEP, 3DM (Rhinoceros), 3DS (3D Studio), IPT (Inventor), FBX (Maya)

  • Interface de usuário

SketchUp: funciona apenas com teclas de atalho ou pressionando os ícones de ferramentas. No entanto, é fácil se familiarizar com as ferramentas básicas. 

AutoCAD: pode ser controlado usando menus e ícones de ferramentas, mas a melhor maneira de usá-lo é com linhas de comando. Eles permitem que você realize qualquer ação no espaço de desenho pressionando a linha de comando inteira ou sua tecla de atalho. Depois de se familiarizar com o atalho, isso aumentará seu fluxo de trabalho e produtividade.

  • Curva de aprendizado

SketchUp: é um software 3D que qualquer pessoa pode usar com apenas algumas horas de prática. Você só precisa começar a modelar um objeto simples para ver o que cada ferramenta faz. 

AutoCAD: é um produto mais complexo. Requer um nível mais experiente e muita prática para operá-lo sem problemas.

Requisitos de sistema

Por ser a opção mais profissional, o AutoCAD tende a exigir um pouco mais do seu hardware. Isso também pode ser um fator decisivo ao decidir entre as duas plataformas. Abaixo estão os requisitos exatos.

AutoCAD

  • Windows: processador de 3 GHz ou superior, 16 GB de RAM (mínimo de 8 GB) e 6 GB de espaço livre em disco
  • Mac: Mojave v10.14 ou posterior, processador de 2 GHz ou superior, 4 GB de RAM (mínimo de 3 GB) e 3 GB de espaço livre em disco

SketchUp

  • Windows: processador de 2 GHz ou superior, 8 GB de RAM, placa de vídeo 3D com 1 GB de memória e 700 MB de espaço livre em disco
  • Mac: processador de 2,1 GHz ou superior, 8 GB de RAM, 700 MB de espaço disponível no disco rígido e uma placa de vídeo de classe 3D com 1 GB
CAD na indústria

SkethUp e AutoCAD são principalmente relevantes para o design da indústria, como em arquitetura e engenharia. Eles são capazes de criar desenhos e modelos detalhados com precisão, o que é crucial para aplicações profissionais. 

SketchUp: possui ferramentas e plug-ins disponíveis em uma biblioteca externa (Extension Warehouse), que pode ser acessada com uma licença Shop ou Pro. Na biblioteca pode se encontrar uma infinidade de conjuntos de ferramentas projetados para fins específicos, oferecendo um alto nível de personalização. Por exemplo, existem plug-ins específicos para impressão 3D, marcenaria e planejamento urbano. O SketchUp é útil principalmente para modelagem 3D, mas também tem um produto chamado LayOut , que permite criar desenhos 2D. A desvantagem aqui é que você precisa instalar cada plugin individual de que precisa.

AutoCAD: possui conjuntos de ferramentas incorporados para diferentes áreas de especialidade. Por exemplo, você pode usá-lo para plantas arquitetônicas, projetos mecânicos ou desenhos elétricos. Esses recursos permitem que o software seja muito específico com as informações que gerencia. Além disso, os conjuntos de ferramentas já estão incluídos em sua licença e estão instalados no software. O AutoCAD é tradicionalmente usado para desenhos 2D, mas também oferece suporte à modelagem 3D.

Pensamentos finais

SketchUp e AutoCAD são dois softwares fantásticos que parecem ser feitos sob medida para públicos diferentes.

SketchUp: é ótimo para amadores e criadores que estão começando. Ele brilha especificamente em seus recursos de modelagem e visualização 3D. As opções de licenciamento e o Extension Warehouse tornam o SketchUp mais personalizável e acessível para o usuário doméstico médio, que pode ser adaptado às suas necessidades específicas.

AutoCAD: é o software mais estável e preciso graças há anos de experiência e desenvolvimento. É mais caro, mas também a melhor opção para desenhos técnicos e precisão. Os profissionais que desejam dedicar seu tempo para aprender os atalhos e as habilidades do AutoCAD tirarão o máximo proveito dele.

https://all3dp.com/2/sketchup-vs-autocad-cad-software-compared/

Carregando…
WeCreativez WhatsApp Support
Sou da área comercial da DWG Cursos e HOJE posso dar um desconto especial para você.
👋 Seja bem vindo a DWG Cursos