Diferença entre SolidWorks e AutoCAD

Somos um Centro de Treinamento que atua há mais de 10 anos em Curitiba. Durante este tempo, fizemos inclusão digital de centenas de crianças, adolescentes, qualificação e formação profissional de milhares de jovens e pessoas que atingiram a 3ª idade por meio de mais de 40 cursos.
Postado por
AutoCAD, Solidworks

Se tem dúvidas sobre a utilização das ferramentas de CAD entre o AutoCAD e o SolidWorks, neste artigo descreveremos as características de cada um desses aplicativos, bem como suas capacidades como ferramentas de projeto.

Antes de fazer a comparação, é importante entender as razões básicas pelas quais os dois programas de software foram desenvolvidos. O AutoCAD da Autodesk é um software de design, com data de lançamento anual, usada principalmente como ferramenta de desenho arquitetônico 2D, enquanto o SolidWorks é projetado para projetar modelos 3D. No entanto, ambos incluem funções adicionais, como modelagem 3D para AutoCAD e desenho 2D para SolidWorks.

O que é o Solidworks e quais são suas principais funcionalidades?

O Solidworks é um software de desenho de CAD 3D para modelagem de peças e montagens em desenhos 3D e 2D. Oferecendo uma ampla gama de soluções para cobrir os aspectos envolvidos no processo de desenvolvimento do produto, permitindo criar, projetar, simular, fabricar, publicar e gerenciar os dados do processo de design.

Sua função é muito específica, permitindo acelerar o processo de desenvolvimento de produtos, economizando tempo e custos e dando lugar à inovação de produtos.

Oferece soluções intuitivas para cada fase do projeto. Seu conjunto completo de ferramentas permite que o desenvolvimento de produtos ao longo de seu ciclo de vida seja mais eficiente e produtivo. A simplicidade que o caracteriza como parte de sua proposta de valor é decisiva para o sucesso de muitos clientes.

O que é o AutoCAD e quais são suas principais funcionalidades?

O AutoCAD é o software de desenho auxiliado por computador (CAD) em que arquitetos, engenheiros e profissionais da construção dependem para produzir desenhos e documentação em 2D.

O AutoCAD inclui conjuntos de ferramentas especializadas, aplicativos da Web e dispositivos móveis que economizarão seu tempo.

Quando escolher o AutoCAD ou o SolidWorks para desenvolver meus projetos?

O Solidworks é um modelador de sólidos paramétrico usado para projetos 3D , o que significa que as dimensões podem ser relacionadas entre si e podem ser alteradas a qualquer momento do processo de design para alterar automaticamente o sólido. No entanto, o AutoCAD é uma ferramenta de desenho 2D com alguns recursos 3D limitados.

Em termos de modelador de sólidos paramétricos, o software Autodesk Inventor para projetar peças e montagens sólidas é muito semelhante ao Solidworks. Este é o software CAD 3D profissional para engenharia e design de produtos. Oferece ferramentas profissionais para projeto mecânico, documentação e simulação de produtos 3D e permite que você trabalhe eficientemente com funções poderosas de design padronizado, paramétrico, direto e de forma livre.

A escolha de uma ferramenta ou de outra dependerá apenas do tipo de trabalho que deseja realizar. Alguns especialistas dizem que o SolidWorks é mais eficaz para projetos tridimensionais e que o AutoCAD é o software certo para projetos bidimensionais.

Recursos adicionais dos dois programas

O SolidWorks e o AutoCAD são aplicativos de software de design auxiliados por computador para projetos 2D e 3D. Alguns dos recursos adicionais do SolidWorks é que ele emula as propriedades físicas de um objeto. Nesse sentido, ele usa simuladores para testar como os produtos mecânicos se comportarão, o que economiza tempo e dinheiro das empresas.

O AutoCAD é caracterizado por seu conjunto de ferramentas especializadas que oferecem funções para setores específicos para projetar com mais rapidez e facilidade: Arquitetura do AutoCAD, AutoCAD Electrical, AutoCAD Map 3D, AutoCAD Mechanical, AutoCAD MEP, AutoCAD Plant 3D, AutoCAD Raster Design, AutoCAD Mobile aplicativo, aplicativo Web do AutoCAD.

O AutoCAD é mais versátil, pois pode ser útil para qualquer setor, não apenas para arquitetura, mas também para engenharia, padronização têxtil etc. Por anos, o AutoCAD foi posicionado como o software 2D mais usado e vendido no mundo, uma vez que é usado por construtores, arquitetos, designers de interiores ou engenheiros. Sem dúvida, a atemporalidade do programa é uma de suas principais virtudes, sendo uma solução multidisciplinar para usuários que trabalham diariamente com diversos produtos de design.

Fonte: https://www.datech.pt/software/comparacao-entre-solidworks-e-autocad/#:~:text=O%20AutoCAD%20da%20Autodesk%20%C3%A9,e%20desenho%202D%20para%20SolidWorks.

A DWG Cursos é um Centro de Treinamento que atua há mais de 10 anos em Curitiba. É responsável por fazer inclusão digital de centenas de crianças, adolescentes, jovens e pessoas que atingiram a 3ª idade por meio de mais de 40 cursos.

Treinamos e qualificamos pessoas para o mercado de trabalho oferecendo mais de 40 cursos especializados. Nossos treinamentos profissionalizantes tem qualificado milhares de pessoas para as áreas de Engenharia, Arquitetura, Design, Industrias de vários segmentos.

Contato: (41) 3056-6600 / (41) 98833-4060

*Avenida República Argentina, 728 80240-210 Curitiba PR

#cursosonline #cursosprofissionalizante #autodesk #html5 #cursodelogistica #cursodeinformatica #cursostecnicos #AutoCAD #RevitArchitecture #3dsMax #inventor #SketchupPro #VRayForSketchup #SolidWorks #ModelagemeImpressão3D #RevitMep #Navisworks #Promob #MsProject

Carregando…